Navalport realiza primeira atracação utilizando SMA em Suape

DONG-A MAIA

No dia 07/05/2020 a Navalport, juntamente com o Porto de Suape e  Transpetro, realizou a primeira atracação a laser utilizando o SMA (BAS – Berthing assisted system). Sistema de segurança e gestão de manobra. O sistema oferece ao operador as ferramentas necessárias para o aprimoramento da gestão de operações e segurança dos recursos aquaviários. O navio DONG-A MAIA atracou às 16h e teve sua manobra acompanhada em tempo real, tanto por aplicação mobile como na central de operação. Informações como distância de proa e popa, velocidade de aproximação são informadas em tempo real e posteriormente salvas no banco de dados, possibilitando consultas, assim, garantindo ao operador e ao porto maior segurança e liability das manobras.

Operação externa realizada com tablet robustecido

Em cais, o display auxilia o prático e operadores da área externa informando a velocidade de aproximação de proa e popa do navio, utilizando de cores para indicar conformidade da velocidade em relação ao estabelecido como segura. Auxiliando estes nas manobras de atracação.

Displays no PGL 3B

Após a atracação, o sistema disponibiliza para o operador uma tela onde será feito o plano de amarração.

Tela de amarração do SMA

Nesta tela, as tensões exercidas sobre os ganchos são exibidas. O SMA soará alarmes em casos de detecção de possíveis cordas folgadas ou acima da tensão limites, afim de evitar rompimento, compressão das defensas e/ou deriva do navio.

Veja também: