DEMURRAGE

Otimize suas operações e melhore seus resultados financeiros

O inovador serviço da Navalport oferece uma análise abrangente das causas e impactos gerados pela sobre-estadia de suas operações. Ao correlacionar dados de várias fontes, como ANTAQ e AIS e outras fontes disponíveis, fornecemos insights valiosos sobre os gargalos que podem representar até 70% dos custos com sobre-estadia. Obtenha um entendimento mais profundo de suas operações e tome decisões informadas para melhorar a eficiência e a lucratividade.

Soluções Personalizadas para Resultados Ótimos

Na Navalport, vamos além de apenas identificar as causas raiz da sobre-estadia. Nossa equipe de profissionais experientes trabalha em estreita colaboração com você para desenvolver soluções personalizadas que atendam aos seus desafios específicos. Ao otimizar seus custos de estadia, ajudamos você a maximizar a produtividade, reduzir atrasos e aprimorar o desempenho geral de suas operações Experimente a diferença de tomadas de decisões orientadas por dados e assuma o controle do sucesso de seu negócio.

 

O processo de redução do Demurrage, inicia-se com um diagnóstico profundo e preciso das causas, determinar os fatores e seus pesos, permitirá maior assertividade na customização da solução, pois cada embarcador terá efeitos diferentes conforme o tipo de carga, porto, mercado, entre outras condicionantes. No trabalho que executamos para um importante embarcador do ramo de combustíveis, 65% tiveram causa em espera mesmo com berço disponível, 8% devido a diferenças entre o NOR (aviso de prontidão) e dados de AIS em relação a sua chegada em áreas de fundeio, 26% devido a embarcações terem operados abaixo da prancha mínima, o que aumentou sua estadia e tempo de fila das demais, entre outras situações. Outro detalhe importante foi que cerca de 25% das informações de chegada da embarcação continham divergências entre os dados provenientes da geolocalização das mesmas.

Observamos questões como ocupação dos berços, ordem das filas, prioridades na atracação, restrições de manobras (atracação e desatracação), tempos de estadias (pré, operação e pós), capacidade dinâmica de estocagem, de forma a auxiliar o cliente no planejamento e monitoramento em tempo real desses fatores.

Soluções tecnológicas que permitam consciência situacional das etapas relevantes, aliada a uma ferramenta de mensageria que promova a transversalidade da informação, além do engajamento dos players´s envolvidos, é de fundamental importância para o processo de redução do demurrage. Para tanto a NavalPort desenvolveu uma série de ferramentas, customizáveis que permitirá um planejamento mais assertivo das operações, como: o PortMap, o Port Insight, o PortChat que nativamente são integradas e integráveis aos sistemas de gestão do cliente.

O PortMap é uma interface de Maps interativos que monitoram a presença e movimentações das embarcações no entorno do Porto, monitoram ocupações dos berços, movimentação de cargas e suas nuances (pranchas), capacidade de armazenamento, entre outras funções.

Visão, em tempo real da etapa aquaviária, e informações geolocalizadas de arrendamentos e estoques.
Visão das embarcações em espera – Port Map – Porto de Santos
Detalhes da movimentação de carga ao clicar na embarcação de interesse.
Visão da estadia das embarcações ordenada pelo Port Insight.
Visão das ocupações dos berços ordenada pelo Port Insight.
  1. Acompanhamento em tempo real das embarcações no entorno do Porto, registrando todos os eventos aquaviários. Destacando diferenças entre o NOR informado pelo Navio e dados de geolocalização do mesmo.
  2. Acompanhamento detalhado das condições de maré de forma a priorizar a atracação das embarcações que possuem restrições em relação as que não possui. Tema a ser trabalhado junto a autoridade portuária e agência reguladora Antaq.
  3. Acompanhamento da posição da embarcação de interesse, de forma, a antecipar o planejamento da atracação dentro da primeira janela de oportunidade disponível.
  4. Verificar o free time adequado levando em consideração dados de ocupação, tempos de estadias etc.
  5. Avaliar a possibilidade de programar as viagens com faixas esparsadas entre si, pois observamos situações de embarcações agendadas dentro das mesmas faixas de chegadas, que aumentam significativamente a probabilidade de espera acentuada.
  6. Avaliar questões operacionais de bombeio, pois observamos algumas situações onde 73% das operações, apresentaram prancha média abaixo da mínima.
  7. Avaliar a questão que a moda calculada para o tempo pré operacional e pós operacional, com intuito de verificar distorções de esperas “mortas” acentuadas.
  8. Aperfeiçoamento dos planejamentos das chegadas das embarcações, preferencialmente, utilizando do conceito PortCDM, onde os players de interesse do berço, possam agendar suas viagens em uma plataforma única e integrada.
  9. A Utilização da Plataforma de gestão aquaviária, PortMap + Port Insight, que avalie, automaticamente, as filas, identifique possíveis anomalias e as informe aos interessados de forma a antecipar o planejamento.
  10. Apresentar dados de previsão de chegada das embarcações (ETA Calculado).
Imagem 1 – visão das viagens ordenadas pela plataforma de gestão aquaviária.
Imagem 2 – Gestão aquaviária plataforma Port Map – Porto de Santos

Cases

https://dislubenergia.com.br/
Translate ▼