Segurança de

Fixo ao Berço

Atracações

Móvel

Gestão e Segurança de Atracações

Uma manobra de atracação implica em riscos durante a fase de navegação (abalroamento com outras embarcações, encalhe, navegação em áreas proibidas, etc.), e, principalmente, na etapa de aproximação, pois velocidades de toques muito superiores aos limites de projeto do sistema de amortecimento (conjunto de defensas e estacas) podem colapsar as defensas, além de causar danos a própria estrutura de cais.

Também destaca-se que toques, mesmo pouco acima dos limites, podem impactar no médio e longo prazo no aumento de despesas com manutenções, redução da vida útil dessas estruturas e menor disponibilidade dos berços para movimentação de cargas, o que implica em custos que oscilam entre US$30k – US$200K/dia.

SMARTDOCKING: Excelência em atracações.

Para mitigar os riscos de acidentes, reduzir os custos operacionais e preservar os investimentos na estrutura de cais, a NavalPort apresenta a SMA, a plataforma de excelência para as manobras em todas suas fases: gestão, navegação e aproximação.

No mar a plataforma monitora o tráfego aquaviário, restrições de calado, velocidade de navegação, aderência a rota, presença em áreas de interesse – por exemplo: regiões de profundidade limitada, ou região de proteção ambiental, ou outro tipo de exclusão de navegação.

Na aproximação do navio ao berço, a SMA utiliza de sensores fixos ou móveis que medem as distâncias e velocidades da proa/ popa, envia as informações para os dispositivos móveis dos envolvidos e display led disposto no pier, o qual informa a praticagem as velocidades e status das mesmas, além de registrar o toque (velocidade) e deflexão no sistema de defensas. Este auxílio a manobra preserva o liability tanto nos casos de sinistros imediato como ao longo prazo, além de possibilitar a redução nos prêmios de seguros ao terminal e armador. Destaca-se que a SMA é fundamental para os terminais que operam ou pretendem receber as mega embarcações.

Os parâmetros da aproximação da embarcação ao píer são registrados, compartilhados em tempo real com os os envolvidos em terra, no navio e/ou no CCO e após as manobras poderão ser consultados em sua integralidade, incluve com replay e mensagens trocadas entre os envolvidos.

Meteorologia

A Plataforma conta também com serviço de medição das principais variáveis meteorológicas nas regiões portuárias. Essas informações proporcionam uma operação segura no porto tanto para o planejamento da fila de atracações, quanto no acompanhamento dos efeitos ambientais durante a própria manobra de atracação ou desatracação e operação de carga/ descarga.

Amarração

A SMA possui a ferramenta de registro do plano de amarração, bem como o monitoramento de tensões nas unhas dos ganchos de amarração que possuem células de cargas.

Esse acompanhamento promove a segurança da estadia durante a fase de atracado, evitando eventos como rompimento das amarras ou derivas.

A NavalPort é a única que oferece as tecnologias para instrumentação fixa aos berços e em uma unidade móvel que possui a vantagem de poder atender a diversos berços, além de não requerer intervenções de engenharia para instalações dos equipamentos.

Automação dos Processos (timetracking)

A plataforma possui a ferramenta de time tracking, a qual registra todas as etapas de sua estadia de forma automatizada, inclusive o start da instrumentação da SMA no momento da aproximação da embarcação ao berço.

Dashboards

            Todas as informações coletadas se transformam nos mais diversos dashboards, sempre correlacionando o evento em em tempo reall com o desejado e media histórica.

Cases SMA

 

MRN – Porto Trombetas

 

Petrobras – Porto de Suape

Atualmente a SMA está implantada nos portos de Trombetas – MRN e em quatro berços da TRANSPETRO Suape. Ganhos na segurança já foram percebidos nos locais de operação do SMA. Atualmente o sistema é o único no mundo a utilizar algoritmos capazes de monitorar a presença das embarcações em áreas de interesse e diferenciar as etapas, assim, sendo capaz de iniciar e finalizar as manobras automaticamente, incluindo a ativação e desligamento de equipamentos em cais.
Neste link https://sma.mrn.com.br/ é possível acompanhar em tempo real a evolução de todas as viagens e operações no porto de Trombetas. A visibilidade trazida por esta aplicação publica, capaz de trazer consciência situacional para todos os interessados certamente coloca este case em evidência no momento em que discute-se o conceito de e-navigation.

Download PDF: SMA – Segurança de Atracações



Agende uma apresentação – navalport@navalport.com

    Phone :

    +55 (81) 3091-4358

    Email :

    navalport@navalport.com

    Address :

    Rua Alfandega, 35, Loja 0401
    Caixa Postal 19
    Recife, PE
    CEP 50.030-30

    Copyright © 2019 Navalport Tecnologia – Todos os direitos reservados
    Produzido e desenvolvido por Navalport Tecnologia

    Translate ▼