Comunidade aquaviária comemora o Dia Marítimo Mundial

Dia Marítimo Mundial de 2021 destaca “Marítimos: No centro do futuro do transporte marítimo”

Nesta quinta-feira (30), a Organização Marítima Internacional (IMO) e a comunidade marítima global se reúnem para celebrar o Dia Marítimo Mundial, com foco no tema “Marítimos: no centro do futuro do transporte marítimo”.

A sede da IMO em Londres é um dos vários marcos icônicos iluminados em azul, dando início a uma iniciativa anual para unir a comunidade marítima e aumentar a conscientização sobre a contribuição vital do transporte marítimo para o mundo. E chama a atenção para os marítimos e seu papel central no transporte marítimo e seu futuro.

“O transporte marítimo impulsiona o comércio mundial e esse comércio simplesmente não acontece sem os marítimos. Embora os desafios da automação e digitalização — para não falar da descarbonização — impulsionarão a mudança no transporte marítimo, sempre precisaremos de marítimos bem treinados e motivados. Devemos garantir uma e força de trabalho especializada para os navios do século XXI”, disse o secretário-geral da IMO, Kitack Lim.

O tema de 2021 foi escolhido como parte de um ano de ação para os marítimos, que desempenham um papel vital como trabalhadores-chave para as cadeias de abastecimento globais, mas estão enfrentando dificuldades sem precedentes devido à pandemia da Covid-19.

Iluminando em azul

Este ano, a IMO lança uma nova iniciativa anual para unir a comunidade marítima e aumentar a conscientização sobre a contribuição vital do transporte marítimo para o mundo, banhando o prédio da IMO com luz azul. O Memorial aos Marinheiros, inaugurado há 20 anos, será iluminado ao pôr do sol, juntamente com o emblema da IMO no prédio.

O secretário-geral Lim convidou os Estados membros da IMO, organizações intergovernamentais e organizações não governamentais com status consultivo a se juntarem a esta iniciativa anual, iluminando seus edifícios, pontes, portos marítimos, navios, monumentos, museus e outros marcos.

via: https://www.portosenavios.com.br/noticias/navegacao-e-marinha/comunidade-aquaviaria-comemora-o-dia-maritimo-mundial