smartLPS

smartLPS

Integração Portuária

Atualmente os portos e terminais utilizam planilhas ou sistemas legados que dependem de muitas informações manuais para gerir os diversos eventos das operações aquaviárias, deixando a gestão sujeita a falhas e limitando o alcance de planejamento.

smartLPS® é uma plataforma de Gestão em excelência, que automatiza o processo de planejamento, integra todos os stakeholders envolvidos, reduz retrabalhos e melhora a qualidade das informações trocadas, aumentando significativamente a previsibilidade das operações da etapa aquaviária. O smartLPS® disponibiliza informações (views e reports) específicas para os diversos atores que interagem com as operações aquaviárias nos níveis operacionais, tático e estratégico, subsidiando assim o planejamento e a identificação de gargalos que impactem na produtividade, impulsionando a implementação do Smart Port (ou Porto 4.0) no Brasil.

line-up – Porto de SUAPE

Automação do Fundeio

O navio, ao chegar no fundeio, é identificado pelo AIS e ordenado em um fila de atracação segmentada por berços. A partir desse ponto, toda a sua movimentação é acompanhada até a desatracação e partida. Durante a estadia, todos as etapas – fundeio, atracação, amarrado, operação e desatracação – são monitoradas e tem o os seus tempos registrados, sempre comparando o previsto com o realizado e sinalizando as tendências.

Qualidade e Eficiência – Portômetro

Dashboard de Operações e Dashboard de KPIs

Ao investir no smartLPS® e na outras ferramentas da Navalport (SESOP® CMA® MAPYX®) todos os stakeholders envolvidos na operação aquaviária ganham segurança e eficiência. Entre os ganhos efetivos estão a redução de prêmio de seguros (armadores e operadores), aumento da vida útil do sistema de defensas e dos equipamentos de cais; diminuição das paradas para manutenção de cais; mitigação de riscos ambientais; melhor utilização dos berços e outros recursos impactando diretamente na melhoria do faturamento. 

NavalPort inova oferecendo ao mercado portuário (portos, terminais, agências marítimas, praticagens, armadores e operadores) a opção de contratar o no smartLPS® através do modelo SaaS (Software as a Service). Esse modelo permite aos clientes estender a plataforma deforma federada, entre os diversos atores atuando na gestão das operações portuárias. (Fim)

No mar, o smartLPS® monitora o tráfego aquaviário através de uma rede AIS própria e verifica as condições de calado, porte, velocidade de navegação durante as manobras identificando a presença da embarcação em área de interesse (berço, fundeio, áreas de exclusão, canais de navegação) proporcionando segurança nas atracações e eficiência na ocupação dos berços.

Em terra, o smartLPS® apoia as manobras, desde a aproximação até a amarração, verificando as condições de cais, a situação da embarcação e avaliando a atracação quanto a sua segurança no monitoramento da velocidade de aproximação e também quanto impacto no sistema de defensas. Os procedimentos de cais são executados e operação é toda registrada em seus detalhes. 

Todas as operações acompanhadas são registradas em vídeo através de captação aérea de imagens e em áudio, com a gravação da comunicação de rádio entre os diversos agentes